Solange Lopes
Técnica: Bordado livre e crochê
""O artesanato é uma atividade muito prazerosa, porque é sobre beleza e encantamento. Tem gente que chega pra mim e fala: Você fez uma colcha com dois mil quadradinhos bordados à mão! É a peça mais linda que vi nessa feira. Isso me motiva".
Solange Lopes se tornou artesã desde menina. “Aprendi com minha mãe, que era bordadeira e costureira. Ela costurava as nossas roupas à mão. A gente não tinha máquina de costura. Tudo era costurado e bordado à mão. Desde as nossas roupas, até os nossos brinquedos, as bonecas de pano. E, também, com meu avô, que, além fabricar melado e rapadura, era um exímio carpinteiro. E a gente estava sempre lá participando, sempre compartilhando esses momentos artesanais em família. Então, me tornei artesã incentivada por essa história, especialmente pela minha mãe”.
Hoje, Solange se inspira na diversidade cultural de Conceição para criar um variado mix de objetos de moda e decoração. “A minha região é de uma riqueza ímpar. Então, isso me possibilita pesquisar, conhecer e estudar, pra criar e produzir peças que me permitam mostrar para as pessoas a nossa identidade”.
Entre os diversos objetos que cria estão bonecas, peças de decoração, como colchas e almofadas, e itens de moda, como coletes e bolsas, além de acessórios, como mochilas. Tudo com a presença de muitas cores, leveza, ludicidade e um acabamento impecável. Entre os trabalhos que fazem mais sucesso estão as peças criadas com a técnica do quadradinho, uma sofisticada releitura da colcha de retalhos.