top of page
pontodememoria-122.jpg

Christianne Teixeira

Técnica: Bordado contemporâneo

"
“O artesanato é a materialização dos sonhos, ideias e projetos particulares de cada artesão e, ao mesmo tempo, uma manifestação coletiva, uma parte super importante da cultura da humanidade”. 
Christianne Teixeira entrou em contato com o artesanato por conta de uma paixão pela cultura brasileira e seus produtos originais. Quando se mudou para Conceição da Barra, passou a se dedicar ao bordado, à cerâmica e ao papel machê, inspirada pela cultura local, pelo folclore e pelas paisagens naturais.

Atualmente ocupa a presidência  da Associação dos Artesãos de Conceição da Barra – Artbarra, onde coordena uma série de projetos e iniciativas voltadas para a preservação do patrimônio cultural imaterial local e a qualificação do trabalho dos artesãos e artistas da região. 

“O cais de Conceição da Barra, o pôr do sol, os barcos artesanais,  a Praça da Matriz com sua igreja e casarios históricos, as imponentes Dunas de Itaúnas, o Riacho Doce com sua coloração escura desaguando no mar, a densa vegetação do Parque Estadual de Itaúnas, que preserva a Mata Atlântica com sua fauna e flora exuberantes. Tudo isso é apaixonante e essas referências estão entrelaçadas ao trabalho autoral das artesãs locais”, afirma Christianne. Segundo ela, além da relação com todos esses atrativos, em Conceição, ela tem o privilégio de aprender com exímias bordadeiras que hoje compõem a Artbarra. 

Para ela, o grande ativo da produção artesanal é a originalidade. "A peça feita à mão, para mim, carrega muito mais energia daquele que a criou do que a peça feita em grande escala".
bottom of page