Solange Cabral
Técnicas: Bordado livre, crochê e pintura em tecido
"Eu não gosto de cópia. Gosto de criar, de ser novidade. Cada vez que você cria com o coração aberto, sua mente produz mais ideias, mais coisas novas, mais inspirações, porque o artesanato é amor, é vida".
Solange Cabral é artesã de Conceição da Barra e integrante da Associação Artbarra. É uma das bordadeiras do grupo que se dedica à produção dos bordados quadradinhos, uma releitura contemporânea das colchas de retalhos.
O artesanato surgiu na vida de Solange na observação e imitação da mãe. “Minha mãe bordava desde muito cedo. Inclusive, a ajudei a fazer o enxoval da minha irmã”. Quando cresceu, Solange diversificou as técnicas, transitando entre o crochê, a pintura em seda e os mais diversos tipos de bordado.
Segundo ela, o que a motiva a seguir aprendendo novas linguagens é o amor e a vontade de apresentar para o mundo coisas belas e exclusivas. “Eu sempre defendo a renúncia à cópia. Gosto de criar e não copiar. Inventar algo com as próprias mãos não tem preço”. Suas peças incluem almofadas, jogos de decoração colchas e peças de moda bordadas.