top of page
pontodememoria-37.jpg

Rosângela Costa

Técnica:  bordado livre e patchwork

"O repertório das técnicas artesanais abre a possibilidade de você sempre criar algo novo, autoral, algo que ninguém fez.”
Moradora de Conceição da Barra há 35 anos, Rosângela Costa afirma que a calmaria da cidade é inspiradora para quem trabalha com a criatividade, a delicadeza e a precisão do feito à mão. Segundo ela, atuar na produção têxtil artesanal é uma terapia. “É um momento entre eu e a peça, um tempo para mim, um tempo de inspiração. Para mim, isso significa muito mesmo”. 
 
Atuando com as técnicas do bordado livre, ponto cruz e patchwork, Rosangela cria peças e kits para enxoval de bebê, toalhas de banho bordadas e almofadas, sempre apostando no primor dos detalhes e na exclusividade de cada criação para tornar esse momento tão mágico dos primeiros dias da maternidade mais especiais. As peças são confeccionadas com rendas e bordado inglês. “Eu acredito que uma peça feita ponto por ponto, dobradura por dobradura, que você pensa no cliente para escolher cada detalhe, tem muito mais valor que uma peça que você passa a máquina e está pronta”.
 
Para Rosana o repertório de possibilidades das técnicas artesanais cria a oportunidade de se de desenvolver um trabalho autoral e original. “É a possibilidade de criar algo novo, algo que ninguém fez. Você faz uma coloração diferente, usa uma fita especial, escolhe uma cor diferente, faz uma dobra nova e isso me dá a possibilidade de sempre criar um objeto exclusivo. Isso é o que o artesanato permite”.

bottom of page