top of page
Luciene Nascimento
Técnica: Bordado livre e crochê
"Minha inspiração para criar é a natureza. Acho que o diferencial do artesanato é o afeto que tem em tudo que é feito à mão. É o amor e o carinho que você coloca em cada peça que você confeciona".
Luciene Nascimento aprendeu a bordar em uma oficina da Associação Artbarra. Para ela, o artesanato é criação, terapia, pausa e exclusividade. "Cada peça é única. Mesmo se eu quiser, não consigo fazer outra igual". Segundo ela, a produção artesanal é também uma forma de manter a mente ativa, de aprender novas coisas, possibilidades e referências. Por isso, recentemente, ela fez um novo curso na Artbarra, dessa vez, de carimbo e shibori (uma tradicional arte japonesa desenvolvida para tingir tecidos de forma natural). .
Na sua produção, ela utiliza as técnicas do bordado livre com diferentes tipos de pontos (como ponto atrás, ponto cheio, ponto folha) para criar panos de cozinha dotados de barras com motivos abstratos tramados em cores vivas. "Gosto de imaginar as pessoas usando minhas peças pra trazer leveza, beleza e ludicidade pra casa".
bottom of page