Entrevistas
Conheça as histórias de vida de artesãs que são inspiração e memória para Conceição da Barra, porque mantêm vivos valiosos conhecimentos, técnicas e valores ligados ao fazer artesanal e os seus mais diferentes sentidos: afetivos, culturais, coletivos.
Iara Lopes
Iara chegou ainda criança em Conceição da Barra, onde se valeu dos aprendizados da mãe e avó nas artes têxteis pra criar um repertório amplo de trabalhos de costura, bordados e crochê, que ensinou também para as filhas. Além do conhecimento técnico impecável, a bordadeira preserva uma valiosa memória sobre um modo de vida onde o ritmo era menos apressado e o tempo dava asas à criatividade e ao esmero nas criações artesanais.
Nossa memória coletiva
lldkasdlaks
Marlene Alves Gama
A artesã Marlene Gama aprendeu a costurar ainda criança e foi acumulando talentos. Hoje, faz bordado livre, ponto cruz, bonecas de porcelana e pintura em tecido. É uma das artesãs que são uma referência em saberes manuais em Conceição da Barra pela diversidade e sofisticação de suas criações.
Tereza da Silva Alves
Tereza Alves é exímia na arte de bordar, costurar, "crochetar" e sua paixão é criar livremente a partir dessas técnicas. Além disso. fica feliz em compartilhar seus conhecimentos com outras artesãs que estão se iniciando na jornada das produções manuais.
Daria Bobbio
A professora aposentada, Dona Daria, tem dedicado sua vida e sua sabedoria à produção de peças com as mais diferentes linguagens têxteis: bordado livre, crochê, tricô, fuxico, ponto cruz e pintura em tecido. A idade e a experiência só lhe acrescentaram esmero e delicadeza às suas obras feitas à mão, com amor e uma técnica apurada que já repassou a muitos discípulos.