top of page
pontodememoria-47.jpg

Jamili Pontini

Técnica: Bordado livre

"
Por mais que você queira tentar fazer uma peça artesanal igual você não consegue. Cada peça é diferente da outra. Então, essa que é a beleza: a diferença do industrial, porque não existe uma linha de produção".
Jamili Pontini é uma jovem artesã da Artbarra e trabalha com bordado livre. Para ela, o artesanato mais que uma fonte de renda é uma terapia. "A gente coloca amor, coloca alma em cada ponto, em cada detalhe da peça. É muita energia em cada peça". Para ela, é isso, a beleza, a pessoalidade e o esmero de cada bordado que torna cada peça artesanal absolutamente única e diferente de um objeto industrial feito em grande escala. Sua mãe foi uma grande incentivadora, ensinou os primeiros pontos e a motivou a fazer cursos de aperfeiçoamento. 

Na sua produção, ela utiliza as técnicas do bordado livre (com mais de 20 tipos de pontos, como o ponto reto, ponto atrás, rococó, ponto cruz e vagonite). As peças  variam entre itens de moda, como batas, e de decoração, como almofadas, bastidores e colchas com uma beleza e um frescor únicos.
 
bottom of page